Apesar de saber muito bem que estamos a meses de distância de um gadget como esse, não há escassez de pessoas que esvaziariam suas contas bancárias para colocar as mãos no Project Glass. Em termos de hardware, o Project Glass é envolto em um conceito novo e exclusivo. Este computador portátil embalado em um par de óculos está sendo mantido muito bem em segredo pelos Googlers que trabalham com ele, mas vários membros do projeto estiveram em locais frequentados recentemente, e outros participantes também ingressaram no programa Explorers Glass. Como resultado, temos sido capazes de reunir uma idéia aproximada do que são estes dispositivos e como eles funcionam.
Equipamento
Tal como está agora, o hardware dentro de Project Glass ainda está mudando e nós sabemos que tudo está sendo aperfeiçoado e testado constantemente. Atualmente, o hardware dentro das unidades do Project Glass estão bastante perto do que você veria em um Samsung Galaxy Nexus sem o rádio celular. Durante um dos redutos, um membro do projeto explicou que a iteração atual é "basicamente um wi-fi Galaxy Nexus". Como as coisas como a vida da bateria estão sendo ajustados, a velocidade do clock do processador TI OMAP 4460 também está sendo ajustado. De qualquer maneira, este é um hardware que as equipes da Google já tinha muita experiência com.
A câmera nestas unidades é uma variável desconhecida, uma vez que é uma das peças que está sendo fortemente ajustadas até que proporciona a melhor experiência possível. Na sequência das recentes mensagens do Google+, membros da equipe do Project Glass, disseram que a câmera realmente mudou muito. Uma miríade de resoluções, em alguns posts discutindo novas funcionalidades como um tiro cronometrado ou tiros rapidamente repetição. O grande foco do Google na sua promoção precoce do Project Glass tem sido a capacidade de compartilhar as coisas da sua perspectiva, então faz sentido que a câmara está recebendo uma atenção maior, e sem parar.
Tem havido muito pouca menção de armazenamento on-board. De fato, membros do Project Glass têm aconselhado os desenvolvedores que se concentrem em aplicativos que "conectem os serviços de nuvem e troca de informações, mas não executados localmente." Na verdade, o sistema irá depender muito de uma conexão de internet para a maioria de suas funcionalidades e não houve menção de um modo offline. Não há, certamente, qualquer armazenamento removível, uma vez que a única entrada do dispositivo é a porta microUSB usado para carregá-lo.
A maioria dos membros da equipe do Project Glass, assim como David ExtremeTech do cardeal, disse que essas unidades pesam aproximadamente o mesmo que um bom par de óculos de sol, e eles estão constantemente tentando melhorar a vida da bateria de modo que seremos capazes de usá-los durante todo o dia.
Software
O Project Glass ainda não está rodando com Android, ou pelo menos, ele não está rodando o Android como nós atualmente conhecemos. Nenhum dos membros da equipe do Project Glass estava disposto a discutir o sistema operacional, mas os aplicativos que estavam em execução no dispositivo já são em parte familiarizados. Depois da demonstração no Google I/O deste ano, e durante as reuniões para algumas apresentações, ficou claro que os dispositivos foram capazes de executar o Google +, sem nenhum tipo de problema.
De fato, vários dos membros da equipe se juntaram e demonstraram que os dispositivos Project Glass eram completamente capazes de serem utilizados como se fossem na verdade um aplicativo móvel. A plataforma de navegação do Project Glass provavelmente nunca será encarada como uma ramificação do Android, mas a equipe de desenvolvedores mencionou que as unidades de vidro do Project Glass serão flexíveis, ou seja, pode ser que ele se adapte ao sistema operacional que o usuário preferir.
Navegação
O Project Glass foi concebido para estar em sua cabeça o tempo todo, mas não necessariamente significa que ele estará gravando o que você vê o tempo todo. Um único gesto - um empurrão rápido com a cabeça - desliga a tela e coloca o dispositivo em modo de hibernação. Para ligar novamente o dispositivo, você precisa pressionar o botão ao lado.
Não está claro se os gestos com a cabeça terão mais funções, mas é possível que isso venha a ocorrer.
Vendo para o futuro
O Project Glass ainda está tão longe, mesmo para aqueles que foram capazes de participar do programa de sua criação, mas é claro que o Team X Google está cheio de pessoas realmente dedicadas a tornar esta experiência realmente única. Temos visto muitas empresas tentando fabricar aparelhos semelhantes ao longos dos anos, mas Project Glass é o primeiro que parece que realmente será o gadget mais bem sucedido nesta categoria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário